terça-feira, 7 de junho de 2011

Etapa 8 - Sta Croya de Tera - Lubián

105km - 1390m acumulado

A estadia no Albergue Anita, em Sta Croya de Tera revelou-se uma excelente opcao. Fomos recebidos com muita simpatia e foi-nos proporcionada uma noite muito agradavel.

Junto connosco, estavam peregrinos de outras nacionalidades...Alemanha, Espanha, Franca, Dinamarca...um misto de culturas que foram dissecadas num jantar comum.

A partida deu-se novamente pelas 07:00 e logo que cruzamos o rio Tera, entramos em Sta Marta de Tera, local onde viajamos ao longo do curso de agua com bosques ao nosso redor e imensos choupos que nos proporcionaram uma vista fantastica.

Fomos subindo por localidades pequenas e isoladas, Calzadilla de Tera e Olleros de Tera, e pedalada a pedalada cruzamos o rio Negro até chegarmos a Mombuey.

Aqui, destacamos a igreja de Nossa Senhora da Assuncao, com arquitectura propria dos Templarios.

Sempre que o caminho cruzava a estrada nacional, eramos recebidos com entusiasticas buzinadelas de camionistas portugueses, atentos à bandeira do nosso atrelado.

Depois de Mombuey, la seguimos em zona de terreno plano, ate uma das cidades mais bonitas que atravessamos: Puebla Sanabria.Estavamos tao perto de Portugal e ja conseguiamos sentir o calor da nossa familia.

Em Puebla Sanabria, visitamos o casco antigo, tiramos as fotos da praxe e almocamos por la. Sentiamo-nos bem aqui...uma cidade a visitar numa proxima oportunidade.
Destacamos a vegetacao e a arquitectura tipicamente de montanha.

Tinhamos planeado pernoitar em Requejo, mas como o andamento estava forte, resolvemos continuar. Perguntamos a uns policias se a proxima paragem tinha condicoes de la ficarmos, ao que nos foi dito que nao teriamos problemas. Assim fizemos e metemo-nos ao caminho para ultrapassar a grande dificuldade do dia, a subida ao alto de Padronelo (1300m de altitude).

Foram 7km de dura subida, comecamos a descer para Lubian, onde la chegamos por volta das 17:00. O albergue era do mais simples que encontramos e o jantar apenas conseguimos um "bocadillo".
Era Domingo...vida de peregrino.