domingo, 22 de maio de 2011

Peregrino

"Mundo inquietante, mundo fascinante. Este espaço (tempo) vive de caminhar. Faz-se caminho assim. Esperando que alguma parte da beleza do mundo aqui se guarde, fugaz. E que o Peregrino, mesmo cansado, inquieto sempre,possa ser dos que seguem o caminho mais incerto e mais belo, mesmo que o horizonte seja longínquo. Por onde se encontra a senda da beleza do mundo, que se perde na rotina e na banalidade". (Texto recolhido na net)

Ser Peregrino é estar desperto para o que nos rodeia e disponível para ser solidário.

1 comentário:

  1. Meus caros amigos,

    Agora que já tenho Internet em casa (é verdade, ainda há gente assim), fui ler o vosso blog e estive a marcar as etapas do vosso Caminho da Prata no Google Earth. Claro, para vos controlar...

    Ao fazer isso, perante a "enormidade" da viagem lembrei-me repentinamente que ainda não tinha visto os blogs das travessias anteriores. Uma rápida pesquisa no Google resolveu-me imediatamente esse problema.

    As numerosas fotografias - algumas delas, formidáveis - e os textos escritos levaram-me a pensar novamente nas motivações que tiveram para estas aventuras. Pelos vistos vocês também pensaram:

    "Seja qual for a motivação de cada um para o Caminho..." foi o que escreveram no final do Caminho Francês.

    A que propósito vem isto?

    É que ao ler os blogs, ocorreu-me que uma resposta possível para as vossas motivações poderia estar numa frase dum discurso do Presidente John Kennedy sobre a ida à Lua. Uma frase de que eu gosto muito.

    Com a devida vénia aqui vai a frase, no original:

    "We choose to go to the moon. We choose to go to the moon in this decade and do the other things, not because they are easy, but because they are hard, because that goal will serve to organize and measure the best of our energies and skills, because that challenge is one that we are willing to accept, one we are unwilling to postpone, and one which we intend to win, and the others, too."

    Ok! Vocês já foram à Lua, quero dizer, a Santiago. Não uma, mas duas vezes. Porquê uma terceira vez, apesar do caminho diferente?

    Bom... desta vez penso que a resposta está numa das frases finais do mesmo discurso:

    "Many years ago the great British explorer George Mallory, who was to die on Mount Everest, was asked why did he want to climb it. He said, "BECAUSE ITS THERE." (as maiúsculas são minhas.)

    E depois termina desta maneira:

    "Well, space is there, and we're going to climb it, and the moon and the planets are there, and new hopes for knowledge and peace are there. And, therefore, as we set sail we ask God's blessing on the most hazardous and dangerous and greatest adventure on which man has ever embarked."

    E eu termino aqui.

    Um grande abraço e boa viagem.

    AL

    ResponderEliminar